Dental Press Journal of Orthodontics

Instruções aos Autores


Finalidade e política

Dentre os principais objetivos da Revista Dental Press, a tarefa de preservar a idoneidade dos artigos publicados, valorizando-os perante a classe odontológica, tem considerável destaque. Por isso, todo artigo recebido pelo Editorial passa pelo processo descrito abaixo:

1) O artigo é submetido pelo sistema online ScholarOne Manuscripts: https://mc04.manuscriptcentral.com/dpjo-scielo/ .
2) O Editor seleciona 3 profissionais entre todos os consultores e colaboradores da Revista para avaliar o artigo. Nesta fase, entra em vigor o sistema "duplo-cego": os nomes dos autores são deliberadamente omitidos para que a análise da obra não sofra qualquer influência e, da mesma forma, os autores, embora informados sobre a actual método, não têm conhecimento de quem é o responsável por examinar seu trabalho.
3) Junto com o artigo, cada consultor recebe um questionário, sistema próprio que permitirá suas observações e determinará a publicação ou não do artigo. Ao devolver o questionário preenchido, cada consultor escolhe se quer ver o artigo novamente - já corrigido - ou se não há necessidade de devolvê-lo. Antes de enviar o artigo ao autor para correção, o Editor analisa as correções solicitadas pelos consultores.
4) O artigo será selecionado para publicação somente com a aprovação dos dois consultores. Caso haja reprovação, a mesma será encaminhada a um terceiro consultor.
5) Corrigido pelo autor e aprovado pelos consultores e pelo editor, o artigo será submetido à correção da bibliografia e das normas Vancouver, procedimento realizado pelo bibliotecário da empresa.
6) Uma equipe de diagramadores e profissionais editoriais se encarrega, a partir dessa etapa, de adequar o artigo aos critérios gráficos da Revista.
7) Devidamente diagramado e revisado, o artigo é encaminhado ao Conselho Científico da Revista que avaliará o trabalho, observando a colocação de fotos, gráficos, textos, resumos, unitermos e demais componentes.
8) Finalmente o artigo é enviado ao autor, que fará suas últimas observações. Somente nesta etapa do processo os autores são informados sobre a edição em que seu artigo será publicado.
9) Serão reunidos os artigos e demais materiais de cada edição, formando uma maquete da Revista que é uma revista página a página, foto a foto, carta a carta pelo editor de arte da Revista que assume a função de ombudsman (defensor da os leitores).
10) Somente após as correções finais no layout é que se iniciam as etapas de gráfica e impressão propriamente dita.

Etapas para publicação de artigos:

1) Artigo submetido pelo sistema online.
2) Artigo revisado pelo editor;
3) Seleção de dois consultores;
4) envio de artigos para consultores;
5) Caso haja falha, envio um terceiro consultor;
6) Editor analisa as correções solicitadas pelo consultor.
7) Enviar aos autores (se houver correções);
8) Encaminhamento para consultores (se solicitado);
9) Com a aprovação final do editor, será selecionado para uma edição;
10) Sujeito a correção e padronização bibliográfica;
11) Diagramado de acordo com os critérios da Revista;
12) Revisão do layout;
13) Submissão à aprovação do autor;
14) Encerramento da edição;
15) Última correção editorial;
16) Produção gráfica.

Forma e preparação de manuscritos

- Submeter artigos através do site https://mc04.manuscriptcentral.com/dpjo-scielo . Organize sua apresentação conforme descrito abaixo:

1. Página de título

- deve conter título em português e inglês, resumo e resumo, palavras-chave e palavras-chave.
- colocar todas as informações relacionadas aos autores em página separada, incluindo: nomes completos dos autores, títulos acadêmicos, filiações institucionais e cargos administrativos. Ainda assim, o autor correspondente deve ser identificado e incluir seu endereço, telefones e e-mail. Essa informação não estará disponível para os revisores.

2. Resumen/Abstract
- são preferidos resumos estruturados, em português e inglês, de 250 palavras ou menos.
- Os resumos estruturados devem conter as seguintes seções: INTRODUÇÃO, apresentando a proposta do estudo; MÉTODOS, descrevendo como o estudo foi realizado; RESULTADOS, descrevendo os resultados primários; e CONCLUSÕES, relatando o que os autores concluíram dos resultados, além das implicações clínicas.
- Os resumos devem vir acompanhados de 3 a 5 palavras-chave, ou descritores, também em português e inglês, aos quais devem estar adequados conforme MeSH/DeCS.

3. Texto - o texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências e Legendas das Figuras.
- Os textos devem ter no máximo 4.000 palavras, incluindo legendas das figuras, resumo, resumo e referências.
- enviar figuras e tabelas em arquivos separados (ver abaixo).
- inserir também as legendas das figuras no corpo do texto, para orientar a montagem final do artigo.

4. Figuras - as imagens digitais devem estar no formato JPG ou TIF, em CMYK ou tons de cinza, com largura mínima de 7 cm e resolução de 300 dpi.
- As imagens devem ser enviadas em arquivos separados.
- se uma figura já tiver sido publicada anteriormente, sua legenda deve dar todo o crédito à fonte original.
- confirmar se todas as figuras foram citadas no texto.

5. Gráficos e traçados cefalométricos
- os arquivos devem ser enviados contendo as versões originais dos gráficos e traçados, nos programas que foram utilizados para sua confecção.
- Não é recomendável enviá-los apenas em formato de imagem bitmap (não editável). >br/> - Os designs enviados poderão ser aprimorados ou reformulados pela produção da revista, a critério do Conselho Editorial.

6. Tabelas
- As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar, o texto.
- Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são citadas no texto.
- fornecer um breve título para cada um.
- se uma tabela já foi publicada anteriormente, incluir uma nota de rodapé dando crédito à fonte original.
- apresentar as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo) e não como elemento gráfico (imagem não editável).

7. Declaração de Cessão de Direitos Autorais
- todos os manuscritos devem ser acompanhados da seguinte declaração por escrito, assinada por todos os autores: "O(s) autor(es) assinado(s) abaixo transferem todos os direitos ao autor do manuscrito [inserir título do artigo aqui] para Dental Press International, se o trabalho for publicado O(s) autor(es) abaixo assinado(s) garante(m) que o artigo é original, não infringe nenhum direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros, não está sendo revisado por outro periódico e não foi publicado anteriormente , seja em mídia impressa ou eletrônica. Eu (nós) assino e aceito (nós) aceitamos a responsabilidade pela publicação deste material."
- digitalize este termo de liberação de direitos autorais e envie pelo site*, junto com o artigo.

8. Comissão de Ética
- Os artigos devem, se for o caso, referir-se aos pareceres das Comissões de Ética.

9. Referências
- todos os artigos citados no texto devem constar na lista de referências.
- todas as referências listadas devem ser citadas no texto.
- Para facilitar a leitura do texto, as referências serão citadas no próprio texto apenas indicando sua numeração.
- As referências devem ser identificadas no texto por algarismos arábicos sobrescritos e numeradas na ordem em que são citadas no texto.
- as abreviaturas dos títulos dos periódicos devem ser padronizadas conforme as publicações "Index Medicus" e "Index to Dental Literature".
- a exatidão das referências é de responsabilidade dos autores; as referências devem conter todos os dados necessários à sua identificação.
- As referências devem ser apresentadas ao final do texto de acordo com as Normas de Vancouver ( http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).
- não deve ultrapassar o limite de 30.

Artigos de até seis autores
Sterrett JD, Oliver T, Robinson F, Fortson W, Knaak B, Russell CM. Razões largura/comprimento de coroas clínicas normais da dentição anterior superior no homem. J Clin Periodontol. 1999 mar;26(3):153-7.
Artigos com mais de seis autores
De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, et al. Uma revisão crítica da durabilidade da adesão ao tecido dentário: métodos e resultados. J Dent Res. 2005 fevereiro;84(2):118-32. Capítulo do livro
Kina S. Preparos dentários com finalidade protética. In: Kina S, Brugnera A. Invisível: restaurações estéticas em cerâmica. Maringá: Dental Press; 2007. cap. 6, pág. 223-301.

Capítulo de livro com o editor Breedlove GK, Schorfheide AM. Gravidez na adolescência. 2ª ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

Dissertação, tese e projeto final do curso Beltrami LER. Braquetes com sulcos retentivos na base, fundidos clinicamente e removidos em laboratório por testes de tração, cisalhamento e torção. [dissertação]. Bauru: Universidade de São Paulo; 1990.

Formato eletrônico Câmara CALP. Estética em Ortodontia: Diagramas de Referências Estéticas Dentárias (DRED) e Faciais (DREF). Rev Dental Press Orthod Orthopaedic Facial. 2006 Nov-Dez;11(6):130-56. [Acesso em 12 de junho de 2008]. Disponível em: www.scielo.br/pdf/dpress/v11n6/a15v11n6.pdf.

Ressaltamos também que não há taxa (APC - Article Processing Charge) para submissão, avaliação e publicação de artigos.

Submissão de manuscritos O Dental Press Journal of Orthodontics utiliza o ScholarOne, um sistema online de submissão e avaliação de artigos. Para envio: https://mc04.manuscriptcentral.com/dpjo-scielo .

Copyright © 1998 - 2022 DentalGO | Todos Direitos Reservados. DentalGO é uma marca Dental Press