Seu carrinho está vazio!
Devido a atual tendência a tratamentos sem extração, é importante que se saiba dos resultados que normalmente se pode esperar de tal estratégia de tratamento. O grau de apinhamento da arcada inferior provavelmente é o fator isolado mais importante na determinação do tipo de tratamento para uma má-oclusão com apinhamento.
“Os ortodontistas irão evoluir de mecânicos para diagnosticadores e estrategistas que supervisionam e dirigem a equipe de apoio na colagem dos bráquetes e troca de fios”. Esta afirmação é do Dr. Lawrence Andrews ao questionamento do Professor Renato Rodrigues de Almeida, de como será a ortodontia na próxima década, em entrevista publicada no Volume 2 Número 5 desta Revista.
A má oclusão de Classe III com indicação cirúrgica atribui-se a várias combinações de discrepâncias ântero-posteriores, dentre elas a deficiência de maxila. O tratamento desta má oclusão, na idade adulta, envolve a correção ortodôntica combinada com a cirurgia ortognática. Este caso teve um preparo ortodôntico previamente ao tratamento cirúrgico, que envolve o avanço da maxila e a lipoaspiração na região submentoniana para um refinamento estético.
É apresentado um caso clínico com um incisivo lateral conóide que poderia ter sido extraído durante o tratamento ortodôntico, tendo em vista o seu reduzido tamanho e posição no arco. O tratamento conservador, com auxílio da cosmética restauradora, providenciou um resultado considerado muito bom, o que indica que em situações semelhantes, a extração precipitada do dente conóide pode não ser a única , nem mesmo a melhor alternativa.
São revistos os métodos existentes para o registro da face em três dimensões, e um novo método para a modelagem tridimensional da face é introduzido. A técnica utiliza dois pares stereo de vídeo-câmeras, um par de cada lado da face do paciente. O sistema permite rápida captura da face em três dimensões e a medida precisa dos pontos de referência anatômicos. O sistema pode ser usado para capturar a imagem facial e um cefalograma quase simultaneamente, permitindo uma superposição...
DR. WHITE - Tom, você disse certa vez que “os dentes querem ficar alinhados”. Você poderia explicar essa afirmação aos nossos leitores? DR. CREEKMORE - Quando eu disse isso em um artigo anterior da JCO, eu quis dizer que existem dois momentos em que você pode observar que os dentes querem ficar alinhados.1 O primeiro momento é quando uma pessoa perde os dentes decíduos anteriores e os incisivos permanentes os substituiem. Se houver espaço suficiente entre os caninos decíduos,...
A reabsorção condilar progressiva idiopática foi identificada recentemente como um problema clínico. Pouco se sabe sobre esta condição. Exemplos isolados tem sido relatados nos quais a mandíbula se movimenta inexplicavelmente para uma posição Classe II. Duas formas de reabsorção condilar foram teorizadas: (1) adulta, a mandíbula retrue após o fim do crescimento, e (2) juvenil, onde há diminuição da taxa de crescimento potencial da mandíbula. A forma adulta já foi documentada...
A extração do incisivo inferior constitui uma alternativa terapêutica em certas anomalias. Não é uma proposta padrão tratar assimetricamente a maioria das más-oclusões, mas em certas situações clínicas a terapêutica deve ser ajustada às necessidades individuais do paciente - mesmo quando isto significar que a olcusão final alcançada não é a ideal. A extração de um incisivo inferior parece ser indicada em quatro tipos de situação clínica: anomalias no número de dentes...
O objetivo deste artigo é descrever uma técnica largamente utilizada no Hospital Odontológico da Universidade de Manchester e no Hospital Geral de Bolton, para distalização dos molares superiores com aparelhos removíveis, na maioria dos casos, sem a utilização de ancoragem extrabucal.
Nos pacientes que apresentam hipoplasia da face média com deficiência do osso zigomático pronunciada, mas projeção do nariz e posição dos globos normais, é preferível realizar uma osteotomia transbucal Le Fort I alta. Os autores modificaram este procedimento para incluir uma osteotomia zigomaticomaxilar pela qual é possível, através de um procedimento intrabucal, corrigir este tipo de deficiência mediofacial.
Algumas evidências mostram que certas anomalias dentárias ocorrem mais freqüentemente em associação do que isoladas. Estas anomalias incluem as variações no número, tamanho, período de erupção e desenvolvimento dentário. O objetivo deste estudo foi examinar uma amostra com caninos deslocados por palatino (CDP) para determinar a freqüência e os padrões de associação com a agenesia dentária e registrar a prevalência do incisivo lateral superior “conóide”.
A relação molar Classe II pode ser corrigida através de vários métodos. Nos sistemas anteriores, as forças ortodônticas foram aplicadas às coroas e o movimento distal do primeiro molar ocorria principalmente pela inclinação e rotação coronária. Recentemente foi desenvolvido um novo Distalizador Lingual (DL) para distalização dos molares superiores sem as desvantagens dos aparelhos anteriores. Este artigo mostra os resultados obtidos em dois pacientes tratados com o novo aparelho.
Neste estudo, avaliamos as alterações na estética do perfil nasal de pacientes com excesso maxilar vertical que ocorreram após reposicionamento cirúrgico da maxila. Isto foi feito para determinar se a correção da displasia maxilar subjacente poderia causar alterações semelhantes na estética do perfil nasal.
A verticalização de molares inferiores é um objetivo de tratamento comum em casos com finalidade protética. A extensão dos espaços edêntulos pode dificultar o controle dos movimentos extrusivos ou laterais com um fio convencional - se o fio for de uma liga flexível ou de aço inoxidável retangular.
Este trabalho aborda o diagnóstico precoce, a etiologia e, sobretudo, a terapêutica oportuna para os distúrbios de irrupção dos incisivos centrais permanentes superiores. Trata-se de um problema que desperta a curiosidade e interesse do leigo logo no início da dentadura mista. Ele exige interação multidisciplinar para devolver ao paciente uma oclusão normal com um reduzido custo biológico. Para isto há que se empenhar na eliminação do fator etiológico, quando presente, seguida do...
Dentre os meios de esterilização existentes no mercado, sem nenhuma dúvida a autoclave e a estufa são os que oferecem maiores vantagens dentro do consultório ortodôntico. Isso é explicado pela velocidade do ciclo da autoclave e pelo baixo custo da estufa. No dia a dia do consultório, várias situações colocam o instrumental em condições passíveis de corrosão. Existem medidas que podem ser tomadas no sentido de reduzir ao mínimo este problema. Na parte 1 deste trabalho, foi...
Este livro é uma compilação do recémlançado americano Seminars in Orthodontics, que traz para estudantes, acadêmicos e especialistas em ortodontia,o que há de mais recente nesse campo em que são profusas as pesquisas e céleres os avanços.
O conteúdo desta primeira parte engloba os conceitos atinentes ao diagnóstico da atresia do arco dentário superior, enfatizando a forma do arco bem coma a posição vestibulolingual dos dentes superiores como determinantes do diagnóstico diferencial entre a atresia esquelética e dentária. O arco de contorno triangular, associado à correta posição vestibulolingual dos dentes posteriores, pressupõe o aumento das suas dimensões transversas com expansão ortopédica, em detrimento da...
Copyright © 1998 - 2022 DentalGO | Todos Direitos Reservados. DentalGO é uma marca Dental Press